4 de out. de 2011

O Paradoxo da Humanidade

Estou ainda desfrutando de uma das mais brilhantes leituras que já fiz. Ao devorar o livro de John Stott "Porque sou cristão", me deparo com inúmeras citações que me fazem pensar e me deixam maravilhado pelo poder que, palavras combinadas podem liberar. Uma que me chamou bastante atenção hoje e que me fez parar a leitura e vir compartilhá-la vem do bispo Richard Holloway sobre a decadência e a glória que habita na nossa existência, no ser humano:

"Esse é o meu dilema. Eu sou pó e cinzas,
frágil e inconstante, um conjunto de respostas
comportamentais predeterminadas... cheio de
temores, cercado de necessidades... sou a
quintessência do pó e ao pó voltarei... Mas há
algo mais em mim... Eu posso ser pó... mas pó
angustiado, pó que sonha, pó que possui estranhas
premonições de transfiguração, de uma glória
aguardada , de um destino preparado, de uma
que um dia será minha... Assim, a minha
vida é esticada numa dolorosa dialética entre
cinzas e glória, entre fraquezas e transfiguração.
Eu sou um pergunta para mim mesmo, um enigma
exasperador... essa estranha dualidade de pó e glória".

Brilhante!

4 comentários:

  1. Apostolo Paulo em uma de suas citações é bem paradoxal:O que quero isso eu não faço mas o que não quero , isso faço. Miserável homem que sou! quem poderá livrar o corpo desta morte? Parafraseando...

    ResponderExcluir
  2. Amigo Observador.. vc tem conta no face... o meu endereço é? marcia buturi buturi ou marcia fajardo

    ResponderExcluir
  3. Olá! Desculpe a demora em responder. Não tenho face não, mas se quiser manter contato poderemos nos falar por e-mail: udvp@live.com. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Estranha dualidade de pó e Glória <3 muito profundo!

    ResponderExcluir